Coleções
GONZÁLEZ, José Carlos, 1937-2000
BNP Esp. N54
Calendário, poema de José Carlos González, 19-- BNP Esp. N54/cx. 3
Calendário,
poema de José Carlos González, 19--
BNP Esp. N54/cx. 3
José Carlos González Rodrigues nasceu em Lisboa e viveu vários anos exilado em Paris, regressando em 1974. Morreu em Kerlaz, na Bretanha, seu local de residência após a aposentação. Integrou a equipa do Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea entre 1982 e 1996. Poeta, de origem galega, de raiz surrealista, e nunca fazendo "tábua rasa" dessa experiência, como nos explica João Rui de Sousa, "o seu discurso foi sendo contaminado pela alusão aos factos comuns do dia-a-dia, com predomínio notório do flash citadino". Autor de vários livros de poesia, trabalhou na área da investigação sobre António Sérgio e Raul Proença. Colaborador assíduo de revistas e jornais, com artigos sobre literatura ou crítica social, foi também tradutor experimentado do espanhol e do francês, recebendo em 1988, ex-aequo com Albano Martins e Carlos Leite, o Prémio Nacional de Tradutores da Sociedade de Língua Portuguesa.

A coleção (7 cx.) é fundamentalmente constituída por manuscritos de autor, poesia e prosa, notas e apontamentos sobre as investigações que levou a cabo.

Doada pelo autor em Fevereiro e Março de 1996. Em Maio de 2007, João Rui de Sousa doou dois documentos que lhe haviam sido confiados.
Instrumento(s) de Pesquisa:
Guia preliminar
© 2004 Biblioteca Nacional de Portugal. Actualizado a 2020/07/09