Espólios
A., Rúben, 1920-1975
BNP Esp. E35
O mundo à minha procura, Ruben A., 1968 BNP Esp. E35/cx. 27
O mundo à minha procura, Ruben A., 1968
BNP Esp. E35/cx. 27

Romancista, ensaísta, historiador, crítico literário e autor de textos autobiográficos e memorialistas que marcaram a escrita portuguesa na década de 50, Rúben Alfredo Andresen Leitão foi professor do ensino secundário, leitor do King's College (Universidade de Londres), funcionário da Embaixada do Brasil em Lisboa, administrador da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, director geral dos Assuntos Culturais do Ministério da Educação e professor associado da Universidade de Oxford.

O espólio (132 cx.) é constituído por manuscritos do Autor (ficção, diarística, memorialismo, ensaio, teatro, investigação histórica, textos de palestras e outras intervenções), vasta correspondência recebida e enviada, documentos biográficos, o seu arquivo de imprensa, alguns manuscritos e correspondência de terceiros (relativa ao In Memoriam), bem como alguns impressos.

Foi adquirido por compra aos herdeiros, representados pelo Dr. Alexandre Nicolau Leitão, em setembro de 1999. No ano 2000 foi acrescido com outros documentos com a mesma proveniência e com cartas endereçadas a Manuel Belo, por doação deste. Em 2007 e 2019 foram novamente incorporados documentos entregues pelos herdeiros.

Instrumento(s) de Pesquisa:
Guia preliminar
Base de dados parcial (correspondência)
© 2004 Biblioteca Nacional de Portugal. Actualizado a 2020-07-12