Assinatura do autor
Coleções
ARANHA, Brito, 1833-1914
BNP Esp. N31
Bilhete de Identidade de Brito Aranha como membro da Sociedade de Geographia de Lisboa, 1911 BNP Esp. N31/cx. 1
Bilhete de Identidade de Brito Aranha como membro
da Sociedade de Geographia
de Lisboa, 1911
BNP Esp. N31/cx. 1

Pedro Wenceslau de Brito Aranha começou a ganhar a vida aos 16 anos, como aprendiz de tipógrafo. Foi como autodidacta que conseguiu alcançar uma sólida cultura. Quando Eduardo Coelho, fundador do Diário de Notícias morreu (1889), recebeu o convite para o lugar de principal redactor desse jornal. Por esta altura já era conhecido pelas colaborações que ia fazendo para jornais e revistas e por ter dirigido, juntamente com Vilhena Barbosa, os últimos números do Arquivo Pitoresco. Inocêncio da Silva que confiava na sua capacidade e escrúpulo intelectual, nomeou-o seu testamentário, deixando-lhe numerosas notas que lhe permitiram continuar o Dicionário Bibliográfico Português.

A colecção (46 cx.) integra correspondência, apontamentos e fichas referentes ao Dicionário e a outras actividades culturais. Inclui ainda uma enorme colecção de recortes sobre os mais variados assuntos, a maior parte dos quais colados em cadernos de papel almaço.

Transferida da Divisão de Reservados para o ACPC em 25 de julho de 1991. Não foi encontrado qualquer registo que permita esclarecer a data em que deu entrada na BNP. Em 2009 foi transferido da Área de Aquisições mais um lote de documentos.

© 2004 Biblioteca Nacional de Portugal. Actualizado a 2020-07-10