Coleções
RIBEIRO, Álvaro, 1905-1981
BNP Esp. N9
Carta de José Marinho a Álvaro Ribeiro, 29 Set. 1933 BNP Esp. N9/448
Carta de José Marinho a
Álvaro Ribeiro, 29 Set. 1933
BNP Esp. N9/448

Discípulo de Leonardo Coimbra, com José Marinho, Agostinho da Silva e Sant'Ana Dionísio, entre outros, Álvaro Ribeiro foi um dos propulsores - e o mais fiel prosélito - da corrente de pensamento designada por "Movimento da Filosofia Portuguesa" que teve por berço a Escola Portuense. Esmerado prosador, desenvolveu uma extensa obra repartida pela Filosofia e o Ensaio, a História e a Crítica literária, a Antropologia e a Pedagogia, sem esquecer o Memorialismo que, no seu derradeiro título impresso, assume o tom sibilino de testamento espiritual.

A colecção (30 cx.: 1225 docs.) integra o epistolário recebido, o arquivo de imprensa (recortes de e sobre Álvaro Ribeiro e o movimento da Filosofia Portuguesa) e escassos documentos de terceiros. Este conjunto foi acrescido, posteriormente, com os poucos autógrafos inéditos que se conservaram em posse da herdeira até à data da sua morte.

Foi doado à BN em 1983, na sequência da compra da biblioteca do escritor, pela Srª Drª Maria Júlia de Azevedo Lima. Em Maio de 1993, foi entregue, por doação das Srªs Dª Maria Amélia Azevedo Lima e Dª Maria Augusta do Vale Azevedo Lima, o conjunto de autógrafos inéditos que hoje completam a colecção. E em 2009 foi acrescido de documenos encontrados dentro de livros da sua biblioteca.

Instrumento(s) de Pesquisa:
Inventário parcial (correspondência) em base de dados
© 2004 Biblioteca Nacional de Portugal. Actualizado a 2020/07/06