Espólios
RUAS, Henrique Barrilaro, 1921-2003
BNP Esp. E44
Os Lusíadas de Luís de Camões Ed. comentada e anotada por Henrique Barrilaro Ruas BN Esp. E44/cx. 33
Os Lusíadas de Luís de Camões
Ed. comentada e anotada por Henrique Barrilaro Ruas
BN Esp. E44/cx. 33

Ensaísta e professor, Henrique José Barrilaro Fernandes Ruas, era licenciado em Ciências Históricas e Filosóficas pela Universidade de Coimbra tendo frequentado, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e do Instituto de Alta Cultura, o Institut Catholique de Paris e a Ecole de Chartres. Foi director do Centro Académico da Democracia Cristã (1942-43), em Coimbra. Leccionou na Faculdade de Letras de Lisboa (1953-57), no Instituto Comercial de Lisboa (1962-76) e, entre outros, no Centro de Estudos Sociais e Corporativos (1957-62), na Universidade Livre e no Instituto das Novas Profissões. Foi director do Centro Nacional de Cultura e director literário da Ed. Aster, entre os anos 60 e os 80. Integrou a Comissão Eleitoral Monárquica de Lisboa, em 1969, e foi um dos fundadores do Partido Popular Monárquico, que representou como deputado na Assembleia da República (1979-83). Esteve ligado a vários títulos da imprensa periódica entre os quais, “Cidade Nova”, de que foi um dos fundadores, “Biblos”, “Brotéria”, “Revista Portuguesa de História”, “Revista Gil Vicente”, ou “Estudos Corporativos”.

O espólio (112 cx.) reflecte as investigações que levou a efeito incluindo, nomeadamente, os seus ficheiros, o material preparatório da obra publicada e dossiers das instituições a que esteve ligado. Inclui também o epistolário, documentos biográficos e recortes de imprensa.

Doação da Fundação Millennium BCP que adquiriu o espólio aos herdeiros, representados pela viúva, Srª D. Maria Emília Chorão de Carvalho Barrilaro Ruas. O termo de doação foi assinado em Julho de 2004 e o acervo entregue entre Janeiro e Julho de 2005. Tem reserva de consulta.

Instrumento(s) de Pesquisa:
Inventário parcial (correspondência) em base de dados
Guia preliminar
Catálogo de exposição
( http://livrariaonline
.bnportugal.gov.pt/
Issue.aspx?i=2116
)
Catálogo de exposição
© 2004 Biblioteca Nacional de Portugal. Actualizado a 2020/07/06