Assinatura do autor
Espólios
FERREIRA, Alberto, 1920-2000
BNP Esp. E38
Diário de Édipo, Alberto Ferreira, 1964 BNP Esp. E38/cx. 45
Diário de Édipo,
Alberto Ferreira, 1964
BNP Esp. E38/cx. 45

Ensaísta, filósofo e romancista, regente agrícola e, depois do 25 de Abril, professor do ensino secundário e superior. Formado em Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras de Lisboa, depois de uma carreira de enólogo, foi activo colaborador das revistas «Vértice» e «Seara Nova» de que foi redactor e director. Organizou, como bolseiro da Fundação Gulbenkian, uma Antologia de Textos Pedagógicos do Século XIX Português sendo também de sua autoria, em colaboração com Maria José Marinho, a recolha integral dos textos da Questão Coimbrã, antecedidos de ensaios sobre a Geração de 70 e o Romantismo Português de que é considerado um especialista. Os seus romances Diário de Édipo e Crise situam-se na área do chamado romance-ensaio. Era professor da disciplina de Cultura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa quando se reformou.

O espólio (82 cx.) engloba manuscritos do autor com relevância para variantes inéditas das suas obras, vasta correspondência de personalidades literárias, documentos biográficos, recortes sobre o autor e sua obra e manuscritos de terceiros.

A primeira parte foi doada pelo próprio em Julho de 1996 e a segunda pelos seus herdeiros, representados pela viúva do escritor, Maria José Marinho, em Fevereiro de 2002. Com reserva parcial de consulta.

Instrumento(s) de Pesquisa:
Guia preliminar
Catálogo de exposição
http://livrariaonline
.bnportugal.gov.pt/
Issue.aspx?i=2011
© 2004 Biblioteca Nacional de Portugal. Actualizado a 2020/07/06