Depósitos
RIBEIRO, Orlando, 1911-1997
BNP Esp. D12
Caderno de campo 19: Portugal: grande excursão: Beiras, Alentejo. Orlando Ribeiro, 1937 Set. BNP Esp. D12/19
Caderno de campo 19: Portugal: grande excursão: Beiras, Alentejo.
Orlando Ribeiro, 1937 Set.
BNP Esp. D12

Orlando da Cunha Ribeiro, geógrafo, professor e investigador deixou o seu nome associado à renovação a Geografia em Portugal. Licenciou-se em 1932, na Universidade de Lisboa. Doutorou-se em 1936, com a tese A Arrábida, Esboço Geográfico, viveu em Paris, antes e durante a II Guerra Mundial (1937-40), onde foi Leitor de Português na Sorbonne e estudou Geografia na Faculdade de Letras desta universidade, na Escola Normal Superior e no Colégio de França. Regressou a Portugal, semanas antes da ocupação de Paris, ingressando, como professor extraordinário, na Faculdade de Letras de Coimbra. Em 1943 integra o corpo docente, como professor catedrático, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e funda o Centro de Estudos Geográficos de Lisboa, considerada obra maior da sua carreira. Em 1949 organiza em Portugal, o XVI Congresso Internacional de Geografia, após o qual é nomeado vice-presidente da União Geográfica Internacional (UGI). Em 1966, funda a revista «Finisterra: revista portuguesa de Geografia». Desenvolveu intensa atividade como professor e investigador, combinando o ensino com uma vasta produção científica e atividade de campo, em que percorreu sobretudo o mundo português, e de que deixou valiosos registos escritos e fotográficos. O seu Portugal o Mediterrâneo e o Atlântico (1945) com a edição de 1963, ultrapassa os limites académicos e os da Geografia passando a ser lido por um público muito diversificado. Jubilado em 1981, recebeu as insígnias de Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago e Espada em 1987.

Espólio em depósito (36 cx.) constituído por manuscritos do autor, com destaque para os cadernos de campo, e correspondência.

Depositado pela representante dos herdeiros, Professora Suzanne Daveau, e o Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa foi incorporado na BNP em sete fases, entre 2010 e 2020. Tem reserva de consulta. Cadernos de campo digitalizados.

Instrumento(s) de Pesquisa:
Guias de origem
Catálogo de exposição
© 2004 Biblioteca Nacional de Portugal. Actualizado a 2020-07-14