Assinatura do autor
Depósitos
GUIMARÃES, Dórdio, 1938-1997
BNP Esp. D10
Poema-Autógrafo para Otelo Saraiva de Carvalho, Dórdio Guimarães, 1990 BNP Esp. D10/cx. 1
Poema-Autógrafo para Otelo Saraiva de Carvalho,
Dórdio Guimarães, 1990
BNP Esp. D10/cx. 1

Poeta, cineasta e ficcionista, Dórdio Leal Guimarães deixou o seu nome também associado à publicidade e ao jornalismo quer através da imprensa escrita, nomeadamente à «Vida Mundial», quer da rádio. Realizador de filmes sobre Florbela Espanca e Antero de Quental, médias metragens sobre Teixeira de Pascoais, Machado de Castro e uma curta metragem sobre Eduardo Viana, assina também vários programas de televisão entre os quais a série Mátria, dirigida e apresentada por Natália Correia, com quem casou em 1990. Os seus últimos anos de vida foram dedicados à memória da escritora nomeadamente através da tentativa de criação da Fundação Cultural Natália Correia.

O espólio integra manuscritos do autor (poesia e prosa), correspondência (cartas recebidas, enviadas e de terceiros), documentos biográficos, recortes de imprensa e manuscritos de terceiros.

Esteve em depósito, de agosto de 1999 a dezembro de 2010, por acordo entre o Governo Regional dos Açores e a Biblioteca Nacional. Transferido para a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada em janeiro de 2011. Nas suas disposições testamentárias são legados à BNP os manuscritos inéditos.

© 2004 Biblioteca Nacional de Portugal. Actualizado a 2020/07/10