Assinatura do autor
Depósitos
CORREIA, Natália, 1923-1993
BNP Esp. D9
Não percas a rosa: diário e algo mais, Natália Correia, [ant. 1978] BNP Esp. D9/cx. 61
Não percas a rosa:
diário e algo mais
,
Natália Correia, [ant. 1978]
BNP Esp. D9/cx. 61

Natália de Oliveira Correia foi activa interventora da vida política e sócio-cultural do seu tempo. Poetisa, dramaturga, ficcionista, ensaísta, tradutora, autora de libretos de ópera, foi também colaboradora de vários títulos da imprensa periódica como, por exemplo, o Diário de Notícias e A Capital e assumiu cargos directivos em O Século Hoje e na Vida Mundial. Foi directora literária na Editorial Estúdios Côr (1971) e na Editora Arcádia (1973), argumentista do telefilme Santo Antero e de programas culturais transmitidos pela RTP e emprestou a sua voz para a gravação de textos literários produzidos pela Editora Discográfica Sassetti. Integrou a equipa da Secretaria de Estado da Cultura, em 1977, como consultora cultural, a convite de David Mourão-Ferreira e, em 1980, é eleita deputada à Assembleia da República.

O espólio é constituído por manuscritos da Autora (poesia, prosa, teatro e edições), correspondência, documentos biográficos, o seu arquivo de imprensa e manuscritos de terceiros. A colecção Esp. N65 constituída com documentação adquirida pela BN, complementa este acervo.

Esteve em depósito, de Agosto de 1999 a Dezembro de 2010, por acordo entre o Governo Regional dos Açores e a Biblioteca Nacional. Integralmente transferido para a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada em Janeiro de 2011 para conclusão do inventário e demais operações relativas ao cumprimento das disposições testamentárias de Dórdio Guimarães, que o legou ao Estado destinando à BNP os manuscritos inéditos.

Instrumento(s) de Pesquisa:
Inventário em base de dados
Catálogo de exposição
Catálogo de exposição
© 2004 Biblioteca Nacional de Portugal. Actualizado a 2020/07/10