Depósitos
SAA, Mário, 1893-1971
BNP Esp. D1
BNP F. 1697-1700
 
 
Mário Pais da Cunha e Sá nasceu nas Caldas da Rainha, tendo adoptado nas letras a firma arcaízante de Mário Saa em homenagem aos seus mais remotos antepassados. Dado à poesia, aos estudos históricos e genealógicos e à divagação filosófica, foi um dos mais arredios nomes do modernismo português, com que não deixou de identificar-se, oferecendo colaboração esparsa às revistas «Contemporânea», «Athena» e «Presença». Ficou célebre a sua A Invasão dos Judeus (1925), obra em que enfatizou a ascendência judaica de alguns dos próceres do nosso modernismo.

O espólio (178 docs.) compreende a maior parte dos textos autógrafos do escritor, vasta correspondência recebida, documentos biográficos e familiares. Disponível em microfilme parcial.

Foi legado pelo próprio à Junta de Freguesia do Ervedal (Avis) por deixa testamentária e por esta autarquia parcialmente depositado (com exclusão da correspondência e documentos biográficos) na BN em Julho de 1981. Foi devolvido, depois de inventariado, em Novembro de 1986 e Julho de 1987.
Instrumento(s) de Pesquisa:
Inventário
© 2004 Biblioteca Nacional de Portugal. Actualizado a 16.05.2007