Coleções
COLAÇO, Rey, Família
BNP Esp. N98

Família com intervenção de destaque no domínio da música e no teatro. Alexandre Jorge Maria Indalécio Raimundo Rey Colaço (1854-1928) pianista, compositor e pedagogo, nasceu em Tânger e estudou piano no Conservatório de Madrid. Instalou-se em Lisboa, onde teve papel relevante na difusão da música de câmara, ministrou aulas particulares, incluindo aos príncipes D. Luís e D. Manuel, e foi diretor do Conservatório. Das suas quatro filhas a mais nova, Amélia Schmidt Lafourcade Rey Colaço (1898-1990) foi atriz, encenadora e empresária teatral. Em 1920, ano da sua estreia no Teatro Nacional, casa com o ator e encenador Felisberto Manuel Teles Jordão Robles Monteiro (1888-1958) e no ano seguinte constituem a Companhia Rey Colaço Robles Monteiro, que durou mais de cinco décadas. Levou à cena António Ferreira, Alfredo Cortez, Virgínia Vitorino, Carlos Selvagem, Romeu Correia, Bernardo Santareno, Luís de Sttau Monteiro, José Régio, ou Luís Francisco Rebelo, mas também de Arthur Miller, Brecht, Eduardo de Filippo, Eugene O'Neill, Garcia Lorca, Ionesco, Jean Anouilh, Jean Cocteau, Max Frisch, Pirandello ou Tennessee Williams. Amélia Rey Colaço foi consultora da comissão organizadora do Museu do Teatro, em 1978. Lugar de destaque na representação teve também sua filha, a atriz Mariana Dolores Rey Colaço Robles Monteiro (1922-2010). Estreou-se na peça Antigona, de Sófocles, com arranjo de Júlio Dantas, em 1946, no Teatro Nacional D. Maria II, na companhia dirigida pelos progenitores. Fez a última aparição em palco em 1984, na peça Filhos de um Deus Menor encenada por João Perry. Trabalhou em cinema - o desempenho no filme Um Dia de Vida valeu-lhe um Óscar da Imprensa, em 1962 - e também em televisão. Em 1996 foi distinguida com o grau de Grande Oficial da Ordem Sant'Iago da Espada, como reconhecimento da sua carreira.

Coleção, sobretudo centrada em Amélia Rey Colaço, integra correspondência familiar, mas não só, alguns manuscritos de traduções, documentos biográficos da própria e de familiares e fotografias.

Doação da Doutora Maria Rita Robles Monteiro Lino Garnel, filha de Mariana Rey Monteiro, em 2016. Destinou à Área de Música da BNP parte da documentação de Alexandre Rey Colaço. Tem reserva parcial de consulta.

© 2004 Biblioteca Nacional de Portugal. Actualizado a 2020/07/06