Coleções
TORRES, Alexandre Pinheiro, 1921-1999
BNP Esp. N79
Bilhete-postal de Alexandre O'Neill a Alexandre Pinheiro Torres. BNP Esp. N79/cx. 4
Bilhete-postal de Alexandre O'Neill a Alexandre Pinheiro Torres.
BNP Esp. N79

Alexandre Maria Pinheiro Torres, poeta da chamada segunda geração neorrealista, foi também ensaísta, ficcionista, crítico literário, tradutor, historiador de Literatura e professor. Era licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Nascido em Amarante, residiu em S. Tomé, Póvoa de Varzim, Porto e Lisboa, experiências que transpôs para a sua obra literária como memórias de infância e adolescência, sátira aos ridículos nacionais ou notas picarescas. Fixou-se em Cardiff a partir de 1966, opção marcada pelo exílio a que se viu forçado na sequência da atribuição do Grande Prémio de Novelística, da Sociedade Portuguesa de Escritores, a Luuanda, de Luandino Vieira, em 1965. Membro do júri, com Augusto Abelaira, entre outros, foi afastado do ensino. Aceita então o convite para integrar o corpo docente daquela universidade do País de Gales, como assistente no Departamento de Estudos Hispânicos, onde se viria a tornar professor catedrático de Literatura portuguesa e brasileira (1976) e onde criou, em 1970, a primeira cadeira de Literatura Africana de Língua Portuguesa em universidades inglesas.

Coleção (6 cx.) constituída por correspondência de autores portugueses. Os manuscritos encontram-se Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim.

Adquirido aos herdeiros do escritor, representados pela viúva, Sr.ª D. Olga Pinheiro Torres, em 2008. Tem reserva de consulta.

Instrumento(s) de Pesquisa:
Lista de origem
© 2004 Biblioteca Nacional de Portugal. Actualizado a 2020-07-14