Coleções
PEREIRA, João Félix, 1822-1891
BNP Esp. N32
Lista de palavras em várias línguas, João Félix Pereira, [18--] BNP Esp. N32/13
Lista de palavras em várias línguas, João Félix Pereira,
[18--]
BNP Esp. N32/13

Formado em Medicina e Letras, frequentou ainda os cursos de Engenharia Civil, Agronomia e Comércio. Abandonando o exercício da profissão de médico, que exerceu apenas durante um ano, dedicou a sua actividade ao ensino e à divulgação das matérias em áreas tão diversificadas como Medicina, História, Filologia, Economia, Agricultura, Ciências Naturais. Aproveitou o seu saber enciclopédico para escrever diversos compêndios e dicionários para uso de escolas de diferentes graus de ensino. Para além de tratados científicos, traduziu obras literárias do original, sendo de destacar a Ilíada e a Odisseia.

A coleção (13 cx.: 126 doc.) é fundamentalmente constituída por traduções e adaptações baseadas nos seus múltiplos conhecimentos de línguas e fichas destinadas à elaboração dos dicionários e almanaques de que foi colaborador.

A colecção foi transferida da Divisão dos Reservados para o ACPC em 25 de Julho de 1991. Não foi encontrado qualquer registo que permita esclarecer a data e as condições em que deu entrada na BN.

Instrumento(s) de Pesquisa:
Inventário em base de dados
© 2004 Biblioteca Nacional de Portugal. Actualizado a 2020/07/08