Assinatura do autor
Coleções
SILVA, Inocêncio Francisco da, 1810-1876
BNP Esp. N30
Diccionario Bio-Bibliographico, Inocêncio Francisco da Silva, ca. 1860 BNP Esp. N30/249
Diccionario Bio-Bibliographico, Inocêncio Francisco da Silva,
ca. 1860
BNP Esp. N30/249
Inocêncio Francisco da Silva nasceu em Lisboa, oriundo de uma família de fracos recursos económicos, tendo como habilitações o Curso de Comércio e o de Matemática. Os seus conhecimentos em línguas e humanidades adquiriu-os como autodidacta, enquanto desempenhava as funções de amanuense. Reconhecida a sua probidade intelectual e saber como bibliógrafo, foi encarregado de organizar o conhecido e ainda hoje precioso Dicionário Bibliográfico Português continuado por Brito Aranha, seu testamentário, que lhe acrescentou vários volumes. O Dicionário de Inocêncio é constituído por 23 vols., e completado por um Guia Bibliográfico de Ernesto Soares e um Aditamento de Martinho da Fonseca.

Esta colecção (7 cx.: 1121 docs.) é, fundamentalmente, constituída por correspondência e uma apreciável quantidade de documentos biográficos que nos dão a conhecer as principais fases da vida de Inocêncio da Silva. Os manuscritos do autor fornecem-nos alguns elementos sobre o seu Dicionário.

Transferida da Divisão de Reservados para o ACPC em 25 de Julho de 1990. Não foi encontrado qualquer registo que permita esclarecer a data e as condições em que deu entrada na BN.
Instrumento(s) de Pesquisa:
Inventário
© 2004 Biblioteca Nacional de Portugal. Actualizado a 16.05.2007